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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O policiamento aéreo da Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte teve início no dia 27 de dezembro de 2002(sexta-feira), quando a mesma recebeu do então governador, Dr. Fernando Freire, o helicóptero Falcão l, modelo Equilo 350 R2, fabricado pela Helibras – HELICOPTEROS DO BRASIL S.A, que passou a integrar ao sistema operacional da Secretaria da Defesa Social. A entrega oficial aconteceu no Centro Administrativo, em Natal. A aeronave custou a importância de 5 milhões e 500 mil reais, sendo 2 milhões e 700 mil do Governo Estadual e 2 milhões e 800 mil do Plano Nacional de Segurança Pública elaborado pelo Ministério da Justiça

AUTORIDADES NA ÉPOCA DA COMPRA DO FALCÃO 1

GOVERNADOR – FERNANDO FREIRE

SECRETÁRIO DA DEFESA SOCIAL - Dr. ANÍSIO MARINHO NETO

COMANDANTE GERAL DA PM - CEL PM SEVERINO GOMES DOS REIS NETO

AUTORIDADES NA ÉPOCA DA QUEDA DO FALCÃO 1

GOVERNADORA – VILMA MARIA DE FARIA

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA – CLÁUDIO MANOEL DOS SANTOS

COMANDANTE DA PMRN ´CEL PM EDVALDO BALBINO RODRIGUES

O helicóptero da Secretaria de Segurança ficou marcado por um acidente ocorrido em 1º de maio de 2003(QUINTA-FEIRA). A aeronave, à época chamada de Falcão 1, foi adquirida no dia 27 de dezembro de 2002(sexta-feira), pelo então governo de FERNANDO FREIRE através de um convênio entre o Estado e a União, ao custo aproximado de R$ 5,5 milhões. O helicóptero foi entregue à polícia no último mês do governo Fernando Freire, e caiu cinco meses depois de entrar em operação durante um vôo de treinamento no campo de futebol da Polícia Militar, pilotado pelo Coronel PM ANTENIRANDRADE DE OLIVEIRA JÚNIOR

O Rio Grande do Norte foi o terceiro estado do Nordeste a adquirir um helicóptero para uso em rádio-patrulha. No mundo. 98 por cento dos acidentes envolvendo esse tipo de aeronave tem como fatores contribuintes as falhas humanas

Em 2003, existiam 312 aeronaves modelo Esquilo, incluindo versões diferentes àquela comprada pela secretaria da Defesa Social. O Esquilo 350 R2 que caiu no campo de futebol do Quartel do Comando Geral, em Natal, é uma aeronave que vem sendo utilizada por polícias de 15 estados brasileiros

Os estados pioneiros na utilização desse tipo de equipamento foram em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Na época do acidente o jornal Diário de Natal entrevistou por telefone, um mecânico de aeronave da empresa Helibras – Helicópteros do Brasil S.A quando às possíveis causas envolvendo uma aeronave que estou em funcionamento no dia 27 de dezembro de 2002. Com 16 anos de experiência em manutenção, o funcionário pediu para não ser identificado, e afirmou que qualquer conclusão seria precipitada até o laudo emitido pelo Serviço Regional de Aviação Civil (SERAC). Mas descartou a possibilidade de falha humana

Na época da compra da aeronave o Secretário da Defesa Social era o Dr. Anisio Marinho que passou o comando das investigações ao Dr. Cláudio Santos. O ex-secretário criticou o acidente com o helicóptero, ao tentar decolar, ocorrido no dia primeiro de dezembro de 2003, com apenas 4 meses de uso. Ele garantiu que antes de deixar à pasta da segurança pública a mesma não poderia operar porque faltava o Certificado de Aeronavegabilidade, documento necessário e exigido pelo Departamento de Aviação Civil e que foi solicitado em sua gestão.

Ele confirmou que de acordo com o contrato da compra a Helibras seria responsável pela manutenção do helicóptero. Essa manutenção deveria acontecer a cada seis meses, mas não houve tempo para acontecer sequer a primeira, que seria no mês de junho de 2003, como também considerou uma irresponsabilidade colocar para voar um bem tão valioso sem seguro. Principalmente, se deixaram a governadora Vilma de Faria voar em uma aeronave irregular junto ao DAC.

O ex-secretário cobrou uma investigação à Promotoria da DEFESA DO PATRIMÔNIO Público para saber se a aeronave vê tem, ou não, seguro. “Fizeram isso comigo em relação às marmitas”. Com certeza, se o piloto fosse um soldado, teria sido preso. A Justiça se omite quando o culpado tem poder, porém, lasca a pessoa, mesmo inocente.

O helicóptero em 2006 foi consertado e rebatizado como Potiguar 01. “Felizmente aquilo já é passado. A aeronave foi completamente recuperada e não ficou nenhuma avaria

Para manter a aeronave em perfeitas condições de funcionamento, a cada 100 horas voadas (o que equivale a cerca de dois meses), ela passa por uma manutenção completa. “O helicóptero é levado para Fortaleza, onde há uma manutenção completa e rigorosa, inclusive com trocas de peças. Com esse trabalho, mantém a aeronave apta para uso imediato”.

O Falcão transporta seis pessoas e era equipada com refletores, rádio comunicador, sistema de localização por satélite, maca, escada de resgate e uma bolsa de água para ser utilizada em casos combate a incêndios. Era uma aeronave mais avançada na época e foi comprada a HELIBRÁS

Um helicóptero em um raio de ação de 100 quilômetros, isso equivale a área de patrulhamento de 40 viaturas, representando uma mobilidade muito maior o que proporciona condições de atuação mais eficientes e rápidas. Além de chegar em locais mais difíceis.

A Polícia Militar deveria possuir em sua estrutura, no mínimo três helicópteros, um em Natal, outro em Mossoró e em Caicó, assim sendo, com certeza a população tinha mais segurança. Um helicóptero gasta apenas cinco minutos, de Mossoró para Apodi. No caso de um assalto no Alto Oeste potiguar, a Polícia Militar chegaria ao local do crime, em menos de meia hora, daí, com certeza, os assaltantes pensaria duas vezes antes de cometer um assalto a banco

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