PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
COM 13 BLOGS E 1113 LINKS, CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO TPM JOTA MRIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Potiguar 01 do CIOPAer/RN faz seu primeiro atendimento aeromédico

Rio Grande do Norte – O helicóptero Potiguar 01 do governo estadual realizou, na tarde de ontem (10/05/2010), o seu primeiro socorro aeromédico, desde que a aeronave voltou a operar em 2006, depois de ter passado por uma reparação, em virtude de uma queda que ocorreu em 1° de maio de 2003.

Irineide dos Santos fez uma cesariana e foi submetida a uma histerctomia, mas sofreu uma parada cardiorespiratória. A aeronave do modelo Esquilo AS35o-B2 é vinculada ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAer) da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e, por volta das 14h55 de ontem voou para São Paulo do Potengi, município a 70 quilômetros a sudoeste de Natal, a fim de trazer até um hospital da capital a parturiente Irineide dos Santos, 40 anos.

Irineide dos Santos havia entrado em trabalho de parto no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, onde fez uma cirurgia cesariana, para a retirada do bebê, e também foi submetida a uma operação de histerectomia (retirada do útero), quando sofreu uma parada cardiorespiratória, segundo informou, extraoficialmente, o supervisor do SAMU Natal, Rodrigo Azevedo.

“A gente trabalha com um tempo de resposta e pedimos o apoio do helicóptero do Estado para transportar a paciente”, disse Azevedo, a respeito do fato de que em virtude da gravidade do caso, pois no hospital local não havia condições de continuar o tratamento médico da parturiente, o tempo de trazê-la por via terrestre colocaria em risco a vida dela.

Azevedo disse que uma equipe do SAMU Metropolitano se deslocou a São Paulo do Potengi para acompanhar a paciente dentro da aeronave, que entre o percurso de ida e volta e o processo necessário para ela ser colocada dentro do helicóptero, levou 30 minutos para pousar no minicampo de futebol do Centro Administrativo, em Lagoa Nova.

Segundo ele, inicialmente a paciente seria levada para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas depois, decidiu-se transportá-la numa ambulância do SAMU para a UTI nº 2 do Natal Hospital Center, na rua Afonso Pena, em Petrópolis.

O Diretor do Grupamento Aéreo Potiguares, tenente PM Romualdo Galvão, explicou que pela manhã o helicóptero realizava patrulhamento aéreo a fim de ajudar na localização de criminosos que trocaram tiros com a Polícia em Emaús, em Parnamirim, quando foi acionada pelo SAMU Metropolitano para fazer o primeiro transporte aeromédico de uma paciente para Natal.

“O helicóptero faz o percurso pela metade do tempo”, disse o tenente Romualdo, ao lembrar que afora esta operação de ontem, a aeronave havia feito um resgate de um homem que não se sentiu bem numa serra e foi levado para o hospital municipal do município de Serra Caiada. “Também já tínhamos operado no resgate de pessoas que ficaram ilhadas nas enchentes do ano passado, mas é a primeira vez que fizemos um socorro aeromédico”, reforçou ele.

O tenente Romualdo ainda fez questão de dizer que, se fosse o caso da aeronave ter de pousar no heliponto localizado ao lado do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, não havia condições para fazer esse tipo de operação, pois “é muito antigo” e precisa de uma nova homologação por parte da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil. “Acredito que ele não suporte o peso de uma aeronave que tem cerca de duas toneladas”.

FONTE; site piloto policial - portal da aviação policial e da aviação de resgate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.